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Corretores de Seguros
O corretor não assume riscos em relação ao seguro contratado. Ele presta assessoria
ao cliente na avaliação de riscos, definindo o valor e a natureza do seguro e auxiliando
o cliente na seleção da companhia seguradora que lhe ofereça as melhores condições
de proteção, atendimento e custo.  Corretores de Seguros  têm melhor capacidade de
prospectar e atrair novos clientes para as seguradoras.

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Vendas e Relacionamento com Clientes
Vendas e Relacionamento com Clientes – prospectar clientes, demonstrar os
benefícios dos produtos e fechar vendas é a base do negócio da corretora. Manter
clientes satisfeitos, dispostos a renovarem os seguros e manterem seus planos
constitui-se na razão de ser da corretora, pois só assim que ela garantirá sua
existência. O cadastro de clientes reúne o histórico do relacionamento com cada
cliente da corretora e é a fonte para a fidelização e ampliação dos negócios. Os
cadastros indicam o potencial que cada cliente representa para a corretora e fornecem
os dados para ações de pós-venda e manutenção da clientela.
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Canais de Distribuição
A força de vendas das corretoras são os corretores de seguros, prepostos e
assistentes comerciais, que realizam o fechamento de negócios através de visitas,
contatos telefônicos, e-mail, etc., com seus clientes.

Além disso, um forte canal de distribuição são os anuncios virtuais. Sites locais e
nacionais de vendas de imóveis devem ser usados para apresentação dos serviços da
empresa, como contato virtual com corretores.

O corretor comercializa os produtos desenvolvidos e colocados à disposição do
mercado pelas Companhias Seguradoras. Ele pode atuar somente em alguns ramos
ou especializar-se (em um segmento pessoa física ou jurídica, por exemplo) ou atuar
em vários ramos.

É importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços que estão
sendo adicionados e desenvolver opções específicas com o objetivo de proporcionar
ao cliente um produto diferenciado. Além disso, conversar com os clientes atuais para
identificar suas expectativas é muito importante para o desenvolvimento de novos
serviços ou do atendimento personalizado, o que amplia as possibilidades de fidelizar
os atuais clientes, além de cativar novos.
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Divulgação
Divulgação
Os meios para divulgação de uma Corretora de Seguros variam de acordo com o porte
e o público-alvo escolhido. Negócios dessa natureza requerem contato pessoal e ainda
são valorizados os atributos atitudinais e comportamentais dos corretores. Nos
primeiros meses de existência da empresa, é fundamental o contato pessoal. Com o
crescimento da confiança por parte dos clientes, as renovações passam a ser
realizadas por telefone ou internet, principalmente no caso do seguro de automóveis.
A divulgação através de site na internet nos dias atuais passa a ser um item
fundamental para a promoção do negócio, pois cada vez mais as empresas e pessoas
físicas consultam a internet para resolver problemas, procurar produtos e soluções
para as suas demandas.

Esse tipo de negócio costuma responder bem a anúncios em revistas técnicas, jornais
de bairros, rádio, panfletos e ações de telemarketing ativo dependendo do(s) ramo(s)
que o corretor atuar. Através desses meios de comunicação os clientes potenciais
podem demonstrar interesse e solicitar uma visita, sendo que a partir daí tudo passa a
depender da competência do corretor/vendedor para fechar vendas e realizar negócios.

Na medida do interesse e das possibilidades, poderão ser utilizados anúncios em
jornais de grande circulação, revistas e outdoor. Se for de interesse do empreendedor,
um profissional de marketing e comunicação poderá ser contratado para desenvolver
campanha específica.
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Informações Fiscais e Tributárias
Informações Fiscais e Tributárias
O segmento de Corretora de Seguros, assim entendido pela CNAE/IBGE
(Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 6622-3/00 como atividade dos
agentes e corretores de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde,
poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de
Tributos e Contribuições devidos pelo MEI (Micro Empreendedor Individual), pelas ME
(Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei
Complementar nº 123/2006,
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Planos de Saude Empresariais na Bahia

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